Desde tempos antigos, os cães já representavam papeis de grande importância no dia-a-dia do ser humano. Muitas das raças caninas foram se desenvolvendo e evoluindo ao longo do tempo em decorrência de fatores climáticos e geográficos, enquanto outras passaram por um processo de cruzamentos seletivos para acentuar qualidades específicas, fossem elas físicas ou comportamentais.
Neste segundo grupo, a cinofilia internacional procurou reunir todas as raças capazes de realizarem funções específicas de trabalho, as chamadas raças de utilidade, além é claro, daquelas com especial aptidão a desempenharem as tarefas de guarda e proteção. Apesar deste grupo reunir um número grande de raças, pode até parecer pouco se considerarmos que não há cachorro que por instinto não vigie a casa ou que não esboce nenhuma reação ao ver o dono sob algum tipo de ameaça.
Cães de guarda, trabalho e utilidade
Neste grupo, estão elencadas as raças caninas que participam das exposições caninas das chamadas provas de trabalho, e que são classificadas pelos aspectos físico-comportamentais requeridos pelos respectivos standards. entre os cães de guarda e defesa, estão os cães de montanha e os mastins, raças descendentes dos antigos molossos. Entre ele, podemos citar os berneses e os são bernardos. Ainda entre os cães de guarda, podemos citar as raças de origem germânica altamente especializadas, como por exemplo o Boxer, o Doberman e o Rottweiler. Também considerados como raças de trabalho e utilidade, fazem parte deste segundo grupo canino os schnauzers e os pinschers.
Veja abaixo quais são as raças do grupo 2, ou seja, o grupo dos pinschers, schnauzers, molossoides, boiadeiros e montanheses suíços e raças assemelhadas.
Grupos Caninos
Veja abaixo as raças de cachorros separadas por grupos.
[siblings pagelist include=”6666,6669,6672,6674,6679,6681,6683,6687,6689,6691,6693″ sort_column=”ID”]
Raças listadas por tamanho
[siblings pagelist include=”6759,6768,6773″ sort_column=”ID”]
Guia de Raças de Cachorros
Fonte: Guia de Raças – Grupo 2